Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

“Era uma vez,

um anjo e um demônio que se apaixonaram.

A história não acabou nada bem.”

01 - Feita de fumaça e osso - Laini Taylor

Título: Feita de fumaça e osso

Feita de Fumaça e Osso – Livro 01

Título original: Daughter of Smoke & Bone 

(Daughter of Smoke & Bone #1)

Autor: Laini Taylor

Editora: Intrínseca

Páginas: 384
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

***

Só o cabelo azul e as várias tatuagens que fazem de Karou uma garota diferente. Ela não se lembra dos pais e, criada no covil de um demônio, não entende por que uma criança humana foi acolhida ali. Muito menos sabe o verdadeiro motivo por trás das estranhas missões que desempenha para seu protetor, recolhendo dentes ao redor do mundo. Em um instante ela pode estar fazendo rascunhos no Liceu de Arte em Praga e, minutos depois, estar no metrô de Paris, carregando presas de elefante, ou em Marrakech, negociando com um mendigo. Não é exatamente normal, mas em um universo em que anjos são seres temidos e o preço da magia é a dor, essa é a única vida que ela conhece.

Pelo menos por enquanto.

“Quando o caderno se abriu como um leque, os personagens característicos de Karou surgiram desenhados com primor e incrivelmente estranhos.

Lá estava Issa, serpente da cintura para baixo e mulher da cintura para cima, com os seios nus e arredondados das esculturas do Kama Sutra, o capelo e as presas de uma cobra e o rosto de um anjo.

Twiga e seu pescoço de girafa, corcunda e com uma lupa de joalheiro presa a um olho que se estreitava.

Yasri, com bico de papagaio e olhos humanos, cachos alaranjados escapando do lenço na cabeça. Ela carregava uma bandeja de frutas e um jarro de vinho.

E Brimstone, é claro — a estrela dos cadernos. Em um desenho ele aparecia com Kishmish encarapitado em um de seus grandes chifres de carneiro. Nas histórias fantásticas que Karou contava em seus cadernos, Brimstone negociava desejos. Às vezes ela o chamava de Mercador de Desejos; outras vezes, simplesmente de “o rabugento”.

Acredito que diferente é uma característica que descreve essa trilogia fantástica criada por “Laini Tailor”. Uma fantasia que se paça em mundos paralelos, o dos humanos e um outro mundo, cujo seus habitantes são “anjos e quimeras” e vivem em guerra entre si. E Karou, a protagonista da história acabará estando no meio dessa guerra em busca de esperança.

Sim, esperança… É algo que se busca na história ao final do primeiro livro. Ao contrário de algumas histórias fantásticas lidas por mim, “Feita de Fumaça e osso” me desperta a vontade que, de alguma forma alguns personagens criem uma força sobrenatural sabe-se lá de onde e consigam viver… Só que, nessa trilogia isso não acontece, o que intristeceu meu pobre coração…

Outro ponto que me chamou a atenção, foi a vontade de questionamento de Karou de não tomar tudo que sua paixão diz como verdade, de querer saber a verção de quem há criou sobre fatos importantes e sobre quem realmente ela é…

Há sim, um romance bem clichê na história, mas há drama, humor e outras características positivas que o romance não atrapalha tanto e se justifica de uma maneira aceitável a rapidez com que a paixão cresce entre os personagens principais.

Em suma, a trilogia é gostosa de ler, divertida e criativa, mas que não chega a ser surpreendente, mas que nos faz questionar que as vezes os que são chamados de monstros nem sempre o são, e os anjos não são as criaturas boas que irão salvar o mundo e essas coisas.

Eu super recomendo a leitura para quem aprecia uma fantasia diferente.

— Minha vida vale mesmo tão pouco assim para você?

Logo que a pergunta saíra de sua boca, ela se arrependeu. Se a vida dela valesse tão pouco para ele, Karou não queria que Brimstone admitisse. Ele tinha seus defeitos, mas ele, Issa, Twiga e Yasri eram sua única família. Se ela era apenas algum tipo de escrava dispensável, não queria saber.

A resposta dele nem confirmou, nem descartou seu medo.

— Sua vida? Você quer dizer seu corpo? Seu corpo é apenas um envelope, Karou. Sua alma é outra questão, e não está, até onde sei, correndo nenhum perigo imediato.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s